HOME
LABORATÓRIO
DOCENTES
PESQUISA
DISCIPLINAS
CONTATOS
COORDENAÇÃO
MATRÍCULAS
UFABC
|
- EEL-101:
APLICAÇÕES DE CONVERSORES ESTÁTICOS DE
POTÊNCIA
-
CRÉDITOS
(12): 4-0-8
Professor(es): Alfeu J. Sguarezi Filho e José Luis A. Puma
Horário: Quarta-Feira das 14:00 às 18:00hs
- Local:
S103-0
- Ementa:
- Conversores
estáticos de potência. Topologias convencionais e modernas
de circuitos de potência de conversores.
- Aplicações
de conversores estáticos em sistemas elétricos de
potência.
Requisitos de qualidade da energia elétrica.
- Técnicas
de controle e modelagem.
- Bibliografia:
[1]- Yazdani, A.; Iravani, R.: Voltage-Sourced
Converters in Power Systems, Wiley, 2010.
[2]- Akagi, H.; Watanabe, E. H.; Aredes, M.:
Instantaneous Power Theory and Applications to Power Conditioning,
Wiley, 2007.
[3]- Erickson, R. W.: Fundamentals of Power
Electronics, 2nd edition, Kluwer Academic Publishers, 2001.
[4]- Mohan, N.; Underland, T. M.; Robbins, W. P.:
Power Electronics, Converters, Applications and Design, 3rd edition,
Wiley,
2003.
[5]- Dewan, S. B.; Straughn, A.: Power
Semiconductor Circuits, Wiley, 1974.
[6]- Kassakian, J. G.; Schlecht, M. F.; Verghese,
G. C.: Plinciples of Power Electronics, Addison-Wesley, 1991.
[7]- Paice, D. A.: Power Electronics Converter
Harmonics, Multipulse Methods for Clean Power, Wiley, 1999.
[8]- Kazmierkowski, M. P.; Krishnan, R.; Blaabjerg,
F.: Control in Power Electronics, Selected Problems, Academic Press,
2002.
[9]- Keyhani, A.; Marwali, M. N.; Dai, M.:
Integration of Green and Renewable Energy in Electric Power Systems,
Wiley,
2009.
EEL-304-H:
TÓPICOS
ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA
(Aspectos
da Conexão de Geração Distribuída à
Rede Elétrica)
CRÉDITOS
(12): 4-0-8
Professor: Adha Pavani e
Júlio Teixeira
Horário: Segunda-Feira das
14:00 às 18:00hs
Local: S105-0
Ementa:
Fontes primárias de energia e tecnologias
utilizadas em geração distribuída.
Características de operação de redes de
distribuição de energia elétrica. Critérios
técnicos e operacionais para conexão de unidades de
geração distribuída às redes
elétricas. Sistemas de controle e proteção das
unidades de geração distribuída. Estudos para
análise dos impactos na rede elétrica devido à
conexão de geradores distribuídos.
Bibliografia:
BOLLEN, Math H J , Integration of distributed
generation in the power system, 2011.
JENKINS, Nicholas, Embedded generation, 2000.
WILLIS, H. Lee , Distributed power generation :
planning and evaluation, 2000.
LORA, Electo Eduardo Silva, Geração
distribuída : aspectos tecnológicos, ambientais e
institucionais, 2006.
ANEEL - Agência Nacional de Energia
Elétrica, Procedimentos de Distribuição de Energia
Elétrica no Sistema Elétrico Nacional.
-
- EEL-304-L:
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA: CONTROLE ROBUSTO
CRÉDITOS
(12): 4-0-8
Professor(es): Alain Potts e Victor Campos
Horário: Terça-Feira das 15:00 às 19:00hs
Local: 113-0
Ementa:
- Parte
1 - Controle Linear Multivariável;
- Parte
2 - Controle Robusto Multivariável
-
2.1 - Modelo da planta multivariável e
erro de modelagem
-
2.2 - Objetivos de projeto (Desempenho
robusto e estabilidade robusta)
-
2.3 - Estrutura do compensador
-
2.4 - Controle robusto LQG / LTR
-
2.5 - Desigualdades Matriciais Lineares e
Alocação de pólos
-
2.6 - Controle H infinito usando
LMIs
- Bibliografia:
- 1. Mackenroth, U. 'Robust Control Systems'. Springer,
2004.
2. Skogestad, S e
Postlethwaite, I.
'Multivariable Feedback Control: Analysis and Design', 2a.
edição. John
Wiley, 2005.
3. da Cruz, J J.
'Controle Robusto
Multivariável'. EDUSP, 1996.
4. Zhou, K, Doyle, J C e Glover, K. 'Robust and
Optimal Control'. Prentice
Hall, 1995.
EEL-304O:
TÓPICOS ESPECIAIS EM
ENGENHARIA ELÉTRICA -
SEMINÁRIOS
EM MICRO/NANODISPOSITIVOS FOTÔNICOS E
ELETRÔNICOS
CRÉDITOS
(12): 4-0-8
Professor: Segundo
Nilo Mestanza Muñoz
Horário:
Quinta-feira (14:00 – 18:00hs)
Local:
S102-0
Ementa
Introdução
dos princípios fundamentais de Microeletrônica e
Nanotecnologia. Apresentação das novas tecnologias
na área de Micro/Nano
dispositivos fotônicos/ eletrônicos. Serão
apresentadas palestras ministradas
por convidados,
de maneira que os discentes possam escolher um tópico para
posterior apresentação de um seminário.
Bibliografia
[1]- Sanjay
Mathur and Mrityunyay Singh. “Nanostructured Materials and
Nanotechnology”,
Jhon Wiley & sons, INC publication, New Jersey, 2010.
[2]- Mick
Willson, Kamali Kannangara, Geoff Smith, Michelle Simmons and Burkhard
Raguse.
“Nanotechnology-basic
Science and Emerging Technologies”, Printed by: BPA Print
Group Australia, Sydney-Australia, 2002.
[3]- Gregory
Timp, “Nanotechnology”, Springer-Verlay, New York, 1998.
[4]- Albert
G. Baca and Carol I. H. Ashby, “Fabrication of GaAs
Devices”, The Institution
of Electrical Engineer, Printed by:
MPG Books Limted, Bodmin Cornwall, UK,
2005.
[5]- S. N. Sze,
“Semiconductor Devices”, John Wiley & sons. Inc.
Taiwan, 2001.
[6]- Marc J.
Madou, “Fundamentals of Microfabrication”, CRC Press, New
York-Washington DC,
2002.
[7]- Mark
Ratner and Daniel Ratner. Nanotechnology: “A gentle introduction
to the next
big idea”. Edited by:
Prentice Hall, New Jersey, 2003;
[8]- Marc J.
Madau. “Fundamentals of Microfabrication and
Nanotechnology”. CRC
Press/Taylop
& Francis Group, New York, 2012.
EEL-108:
SENSORES E DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO SEM FIO
CRÉDITOS
(12): 4-0-8
Professores: Ivan Casella e Michel Dantas
Horário: Quarta-feira
das 14:00
às 18:00 h
Local: S109-0
Ementa
Análise
de sensores (Térmicos, Mecânicos, Magnéticos,
Radiantes). Tecnologia de fabricação de sensores.
Condicionamento de sinais.
Interface. Transmissão sem fio. Características de
dispositivos para transmissão sem fio.
[1]-
Meijer, G. C. M. Smart Sensor Systems, John Wiley & Sons, 2008.
[2]- Sze, S.M. Semiconductor Sensors, John Wiley & Sons, Inc, 1994.
[3]- Wilson, J. S Sensor Technology Handbook, Elsevier, 2005.
[4]- Elwenspoek, M. , Wiegerink, R. "Mechanical Microsensors" Springer,
2001.
[5]- Lee, T. H., Design of CMOS Radio-Frequency Integrated Circuits,
2nd edition, Cambridge University Press. 2004.
[6]- Razavi, B., RF Microelectronics, First Edition, Prentice Hall.
1998.
[7]- Balanis, C. A. Antenna Theory: Analysis and Design, 2 edn, John
Wiley & Sons. 1997.
- ATENÇÃO:
NAS DISCIPLINAS RELACIONADAS ABAIXO
SOMENTE
SERÃO ACEITAS
INSCRIÇÕES DE ALUNOS REGULARES
EEL-303:
SEMINÁRIO DE
PROJETO DE PESQUISA
(OBRIGATÓRIA
aos
Alunos Regulares)
CRÉDITOS
(12): 4-0-8
Professor: Thales Sousa
Horário: Terça-Feira das 14:00 às 18:00hs
Local: S104-0
- Ementa
Acompanhamento
individual dos projetos de dissertação com objetivo de
formular os elementos definidores da problemática abordada,
do objeto de investigação, do estado da questão,
das categorias centrais de análise e dos procedimentos de
pesquisa
de forma a orientar a preparação do Exame de
Qualificação. A conclusão dessa disciplina
é feita com a avaliação
de um documento nos moldes do texto de qualificação por
docentes do curso.
[1]-
Barros, A. J.; Lehfeld, N. A.; Projeto de Pesquisa: Propostas
Metodológicas, Editora: Vozes, 2004.
[2]- Salomon, D. V.: Como Fazer uma Monografia, Editora: Martins
Fontes, 2004.
[3]- Murray, R.: How to Write a Thesis, Open University Press; 2
edition, 2006.
[4]- Therrien, J., & Nóbrega-Therrien, S. Os trabalhos
científicos e o estado da questão: reflexões
teórico-metodológicas. Estudos
em avaliação educacional, v.15, n.30, jul.-dez. 2004.
[5]-Beer, D.; McMurrey, D.: A Guide to Writing as an Engineer, 2nd
edition, Wiley, 2005.
[6]- Severino, A. J.: Metodologia do Trabalho Científico, 22a
edição, Cortez Editora, 2003.
[7]- Medeiroa, J. B.: Redação Científica, 5a
edição, Atlas, 2003.
- EEL-307:
PROJETO DE DISSERTAÇÃO
(OBRIGATÓRIA aos Alunos Regulares)
-
CRÉDITOS
(12): 4-0-8
Professor: Orientador do Aluno
Horário: (definido pelo orientador do aluno)
Local: Verificar com o orientador
- Ementa:
- Acompanhamento
individual dos projetos de dissertação com objetivo de
formular os elementos definidores da problemática abordada, do
objeto de
investigação, do estado da questão, das categorias
centrais de análise e dos
procedimentos de pesquisa de forma a orientar a
preparação do Exame de
Qualificação. A conclusão dessa disciplina
é feita com a avaliação de um
documento nos moldes do texto de qualificação por
docentes do curso.
- Bibliografia:
- [1]-
Barros, A. J.; Lehfeld, N. A.; Projeto de Pesquisa: Propostas
Metodológicas, Editora: Vozes, 2004.
[2]- Salomon, D. V.: Como Fazer uma Monografia, Editora: Martins
Fontes, 2004.
- [3]- Murray,
R.: How to Write a Thesis, Open University Press; 2 edition, 2006.
- [4]-
Therrien, J., & Nóbrega-Therrien, S. Os trabalhos
científicos e
o estado da questão: reflexões
teórico-metodológicas. Estudos
em avaliação
educacional, v.15, n.30, jul.-dez. 2004.
- [5]-Beer, D.;
McMurrey, D.: A Guide to Writing as an Engineer, 2nd edition, Wiley,
2005.
- [6]-
Severino, A. J.: Metodologia do Trabalho Científico, 22a
edição,
Cortez Editora, 2003.
- [7]-
Medeiroa, J. B.: Redação Científica, 5a
edição, Atlas, 2003.
EEL-301:
ESTUDO
DIRIGIDO
CRÉDITOS
(12): 4-0-8
Professor: Orientador do Aluno
Horário: (definido pelo orientador do aluno)
Local: Verificar com o orientador
- Ementa:
- Estudo
individual, sob orientação do orientador do
aluno, de tópicos específicos para auxiliar na
realização do trabalho de
pesquisa.
- O
conteúdo preciso do estudo deve ser definido a partir de uma
proposta
de trabalho que vise amadurecer o aluno, envolvendo técnicas,
ferramentas e
teorias que serão utilizados durante o desenvolvimento da
pesquisa.
- Para
avaliação, o aluno deverá apresentar um
trabalho escrito, em formato similar ao que será utilizado na
dissertação,
o
qual será analisado pelo orientador que atribuirá
um conceito.
- Obs.
No final do quadrimestre o orientador do aluno
deverá encaminhar uma cópia em pdf do
trabalho ao responsável pela disciplina
informado o conceito atribuído.
-
- Bibliografia:
- [
]- Variável, de acordo com o tema do estudo.
-
EEL-305:
ESTÁGIO
DOCÊNCIA I (OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTA CAPES)
CRÉDITOS
(2): 4-0-8
Professor: Orientador do Aluno
Horário: (definido pelo orientador do aluno)
Local: Verificar com o orientador
- Ementa:
- Nessa
disciplina o aluno de Pós-graduação irá
acompanhar de forma integral uma disciplina da graduação,
ou seja, auxiliar no
planejamento da disciplina da graduação e na
elaboração das aulas teóricas e/ou
práticas, assistir as aulas de graduação e
participar ativamente das aulas
práticas, ministrar 1 (uma) aula teórica supervisionada
escolhida pelo docente
responsável pela disciplina e auxiliar na
elaboração de roteiros, listas de
exercícios, e outras atividades relacionadas com a disciplina de
graduação.
- Bibliografia:
- [
]-Variável, de acordo com o disciplina da
graduação.
|