PPGEE - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

HOME

LABORATÓRIO

DOCENTES

PESQUISA

DISCIPLINAS

CONTATOS

COORDENAÇÃO

MATRÍCULAS

UFABC







EEL-304-L: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA: CONTROLE MULTIVARIÁVEL

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor(es): Alain Potts e Victor Campos
Horário:  Terça-Feira das 15:00 às 19:00h
Local:  A definir


Ementa:
Parte 1 - Controle Linear Multivariável;
Parte 2 - Controle Robusto Multivariável
      2.1 - Modelo da planta multivariável e erro de modelagem 
      2.2 - Objetivos de projeto (Desempenho robusto e estabilidade robusta) 
      2.3 - Estrutura do compensador 
      2.4 - Controle robusto LQG / LTR 
      2.5 - Desigualdades Matriciais Lineares e Alocação de pólos 
      2.6 - Controle H infinito usando LMIs 


Bibliografia:
1. Mackenroth, U. 'Robust Control Systems'. Springer, 2004. 
2. Skogestad, S e Postlethwaite, I. 'Multivariable Feedback Control: Analysis and Design', 2a. edição.
John Wiley, 2005.
3. da Cruz, J J. 'Controle Robusto Multivariável'. EDUSP, 1996. 
4. Zhou, K, Doyle, J C e Glover, K. 'Robust and Optimal Control'. Prentice Hall, 1995.

 

EEL-304-H: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA
(Aspectos da Conexão de Geração Distribuída à Rede Elétrica)

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor:  Adha Pavani
Horário:  Terça-Feira das 14:00 às 18:00h
Local: A definir

Ementa:

Fontes primárias de energia e tecnologias utilizadas em geração distribuída. Características de operação de redes de distribuição de energia elétrica. Critérios técnicos e operacionais para conexão de unidades de geração distribuída às redes elétricas. Sistemas de controle e proteção das unidades de geração distribuída. Estudos para análise dos impactos na rede elétrica devido à conexão de geradores distribuídos.  

 

Bibliografia:

BOLLEN, Math H J , Integration of distributed generation in the power system, 2011.

JENKINS, Nicholas, Embedded generation, 2000.

WILLIS, H. Lee , Distributed power generation : planning and evaluation, 2000.

LORA, Electo Eduardo Silva, Geração distribuída : aspectos tecnológicos, ambientais e institucionais, 2006.

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional.

EEL-304O: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA -
SEMINÁRIOS EM MICRO/NANODISPOSITIVOS FOTÔNICOS E ELETRÔNICOS


CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Segundo Nilo Mestanza Muñoz
Horário: Quarta-feira (14:00 – 18:00hs)
Local: 
A definir

Ementa

Introdução dos princípios fundamentais de Microeletrônica e Nanotecnologia. Apresentação das novas tecnologias 
na área de Micro/Nano dispositivos fotônicos/ eletrônicos. Serão apresentadas palestras ministradas por convidados,
de maneira que os discentes possam escolher um tópico para posterior apresentação de um seminário.

Bibliografia

[1]- Sanjay Mathur and Mrityunyay Singh. “Nanostructured Materials and Nanotechnology”, Jhon Wiley & sons, INC publication, New Jersey, 2010.
[2]- Mick Willson, Kamali Kannangara, Geoff Smith, Michelle Simmons and Burkhard Raguse. “Nanotechnology-basic 
Science and Emerging Technologies”, Printed by: BPA Print Group Australia, Sydney-Australia, 2002.
[3]- Gregory Timp, “Nanotechnology”, Springer-Verlay, New York, 1998.
[4]- Albert G. Baca and Carol I. H. Ashby, “Fabrication of GaAs Devices”, The Institution of Electrical Engineer, Printed by: 
MPG Books Limted, Bodmin Cornwall, UK, 2005.
[5]- S. N. Sze, “Semiconductor Devices”, John Wiley & sons. Inc. Taiwan, 2001.
[6]- Marc J. Madou, “Fundamentals of Microfabrication”, CRC Press, New York-Washington DC, 2002.
[7]- Mark Ratner and Daniel Ratner. Nanotechnology: “A gentle introduction to the next big idea”. Edited by: 
Prentice Hall, New Jersey, 2003;
[8]- Marc J. Madau. “Fundamentals of Microfabrication and Nanotechnology”. 
CRC Press/Taylop & Francis Group, New York, 2012.

                                  

EEL-205: PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor:  Ricardo Caneloi
Horário:  Quinta-Feira das 14:00 às 18:00h
Local: A definir



EEL-304R: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA:  SERENPIDIDADE SINTÉTICA 

E SINTESE AUTOMATIZADA DE SISTEMAS DINÂMICOS NÃO LINEARES

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Luiz Alberto Luz de Almeida

Horário:  Quinta-Feira das 14:00 às 18:00hs
Local:
 A definir

Ementa:

Estudo dos fundamentos da teoria de sistemas dinâmicos não-lineares, incluindo bifurcação e caos, e sua aplicação na
modelagem, identificação e simulação dos fenômenos físicos, biológicos e dos dispositivos da engenharia. Estudo de metaheurísticas e
metodologias para síntese automatizada de sistemas dinâmicos não lineares. Possíveis estudos de casos, a título de exemplo: Circuito de
Chua; Pêndulo duplo; Equação de Duffing; Mapa de Hénon e Atrator de Rössler.

Bibliografia:


[1] Steven H. Strogatz, Nonlinear Dynamics and Chaos: With Applications to Physics, Biology, Chemistry, and Engineering, 2016.
[2] Stephen Smale, Morris W. Hirsch and Robert L. Devaney, Differential Equations, Dynamical Systems, and an Introduction to Chaos, Second Edition (Pure and Applied Mathematics) 2nd Edition, 2004.
[3] L. F. Shampine, I. Gladwell and S. Thompson, Solving ODEs with MATLAB 1st Edition, 2003.




ATENÇÃO: NAS DISCIPLINAS RELACIONADAS ABAIXO SOMENTE 
SERÃO 
ACEITAS INSCRIÇÕES DE ALUNOS REGULARES

 

EEL-307: PROJETO DE DISSERTAÇÃO
(OBRIGATÓRIA aos Alunos Regulares)
 

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Responsável pela Disciplina: Coordenador do PPGEE
Horário:
Segunda-Feira das 14:00 às 18:00h
Local: A definir

Ementa:

Acompanhamento individual dos projetos de dissertação com objetivo de formular os elementos definidores da problemática abordada, do objeto de investigação, do estado da questão, das categorias centrais de análise e dos procedimentos de pesquisa de forma a orientar a preparação do Exame de Qualificação. A conclusão dessa disciplina é feita com a avaliação de um documento nos moldes do texto de qualificação por docentes do curso.

Bibliografia:

[1]- Barros, A. J.; Lehfeld, N. A.; Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas, Editora: Vozes, 2004.
[2]- Salomon, D. V.: Como Fazer uma Monografia, Editora: Martins Fontes, 2004.

[3]- Murray, R.: How to Write a Thesis, Open University Press; 2 edition, 2006.

[4]- Therrien, J., & Nóbrega-Therrien, S. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul.-dez. 2004.

[5]-Beer, D.; McMurrey, D.: A Guide to Writing as an Engineer, 2nd edition, Wiley, 2005.

[6]- Severino, A. J.: Metodologia do Trabalho Científico, 22a edição, Cortez Editora, 2003.

[7]- Medeiroa, J. B.: Redação Científica, 5a edição, Atlas, 2003.

 

EEL-310: ESTUDO DIRIGIDO

CRÉDITOS (12): 0-0-12
Professor: Orientador do Aluno
Horário: Definido pelo orientador do aluno
Local: Verificar com o orientador


Ementa:

Estudo individual, sob orientação do orientador do aluno, de tópicos específicos para auxiliar na realização do trabalho de pesquisa.

O conteúdo preciso do estudo deve ser definido a partir de uma proposta de trabalho que vise amadurecer o aluno, envolvendo técnicas, ferramentas e teorias que serão utilizados durante o desenvolvimento da pesquisa.

Para avaliação, o aluno deverá apresentar um trabalho escrito, em formato similar ao que será utilizado na dissertação, o qual será analisado pelo orientador que atribuirá um conceito.

Obs. No final do quadrimestre o orientador do aluno deverá encaminhar uma cópia em pdf do trabalho ao responsável pela disciplina informado o conceito atribuído.

 Bibliografia:

[ ]- Variável, de acordo com o tema do estudo.

EEL-308: ESTÁGIO DOCÊNCIA I (OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTA) 

CRÉDITOS (12): 0-0-2
Professor: Orientador do Aluno
Horário: Definido pelo orientador do aluno
Local: Verificar com o orientador


Ementa:

Nessa disciplina o aluno de Pós-graduação irá acompanhar de forma integral uma disciplina da graduação, ou seja, auxiliar no planejamento da disciplina da graduação e na elaboração das aulas teóricas e/ou práticas, assistir as aulas de graduação e participar ativamente das aulas práticas, ministrar 1 (uma) aula teórica supervisionada escolhida pelo docente responsável pela disciplina e auxiliar na elaboração de roteiros, listas de exercícios, e outras atividades relacionadas com a disciplina de graduação.

Bibliografia:

[ ]-Variável, de acordo com o disciplina da graduação.