PPGEE - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

HOME

LABORATÓRIO

DOCENTES

PESQUISA

DISCIPLINAS

CONTATOS

COORDENAÇÃO

MATRÍCULAS

UFABC







 
EEL-304A: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA
SUBTÍTULO: MICRO-ONDAS E CIRCUITOS INTEGRADOS DE RF CMOS


CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Carlos Eduardo Capovilla, Marcelo Bender Perotoni
Horário: Terça-Feira - 14:00 às 18:00hs
Local: S307-3


Ementa

Análise Básica de Redes de Micro-ondas; Linhas de transmissão; Dispositivos de Micro-ondas; Análise dos Parâmetros de Circuitos de Micro-ondas; Introdução aos Sistemas de Micro-ondas; Modelagem de Componentes Passivos e Ativos de RF; Redes de Casamento e de Polarização; Não linearidade e Distorção; Ruído em Circuitos de Alta Frequência; Amplificadores de Baixo Ruído; Amplificadores de Potência; Osciladores Senoidais; Misturadores e Conversores de Frequência; Transceptores Integrados.

 Bibliografia

[1]- POZAR, D. M. Microwave Engineering. 3. ed. John Wiley & Sons, 2005
[2]- RIBEIRO, J. A. J. Engenharia de Micro-ondas – Fundamentos e Aplicações.
Érica, 2008.
[3]- GONZALEZ, G. Microwave Transistor Amplifiers: Analysis and Design. 2. ed. Prentice-Hall, 1996
[4]- LEE, Thomas H. Planar microwave engineering: a practical guide to theory, measurements and circuits. Cambridge: Cambridge University, 2004
[5]- VIZMULLER, Peter. RF design guide: systems, circuits, and equations. Boston: Artech House, c1995. x, 281
[6]- MASS, Stephen A.. The RF and microwave circuit design cookbook. Boston, Mass: Artech House, 1998. xviii, 267 p.
[7]- GOLIO, John Michael. RF and microwave passive and active technologies. 2 ed. Boca Raton: CRC Press, 2008. 300 p. (RF and microwave handbook).
[8]- Razavi, B. (1998), RF Microelectronics, First Edition, Prentice Hall.
[9]- Lee, T. H. (2004), Design of CMOS Radio-Frequency Integrated Circuits, 2nd edition, Cambridge University Press.

 

EEL-201: ANÁLISE ESTÁTICA EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA 


CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor(es):  Edmarcio A. Belati
Horário:  Quinta-Feira das 14:00 às 18:00hs
Local: A definir


Ementa:
Modelagem dos componentes do sistema elétricos de potência.
Fluxo de potência para redes de transmissão e distribuição: formulação, algoritmos e
 métodos
de solução, ajustes e controles. 
Análise de curto-circuito.
  Bibliografia:
[1]- Powell, L: Power System Load Flow Analysis, McGraw-Hill Professional; 1ª edition, 2004.
[2]- Saadat, H: Power System Analysis, McGraw Hill Higher Education; 2ª Revised edition, 2009.
[3]- Bergen, A. R.; Vittal, V.: Power System Analysis, Prentice Hall; 2ª edition, 1999.
[4]- Beaty, H. W.: Handbook of Electric Power Calculations, McGraw-Hill Professional; 3ª edition, 2000.
[5]- Robba, E. J.: Introdução a Sistemas Elétricos de Potência, Editora Edgard Blucher; 2ª edição, 2000.
[6]- Monticelli, A.; Garcia, A.: Introdução a Sistemas de Energia Elétrica, Editora Unicamp, 1ª edição, 2004.

EEL-103: MÁQUINAS ELÉTRICAS E  DISPOSITIVOS ELETROMECÃNICOS


CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Alfeu J. Saguarezi Filho e Ademir Pelizari
Horário: Quarta-Feira - 14:00 às 18:00hs
Local: S308-3




Ementa:

Fundamentos da modelagem e da simulação numérica de máquinas elétricas, de atuadores e de sensores
eletromecânicos. Modelagem numérica de materiais magnéticos (aços elétricos e imãs) aplicados
em máquinas elétricas e em dispositivos eletromecânicos.

                                                                              Bibliografia:

[1]- Pyrhönen, J.; Jokinen, T.; Hrabovcova, V.: Design of Rotating Electrical Machines, Wiley, 2009.
[2]- Krishnan, R.: Electric Motor Drives, Prentice Hall, 2001.
[3]- Krause, P. C.; Wasynczuk, O.; Sudhoff, S. D.: Analysis of Electric Machinery, IEEE Press, 1995.
[4]- Novotny, D. W.; Lipo, T. A.: Vector Control and Dynamics of AC Drives, Oxford, 1996.
[5]- Leonhard, W.: Control of Electrical Drives, Springer, 1996.
[6]- Bim, E.: Máquinas Elétricas e Acionamento, Campus, 2009.
[7]- Kingsley Jr., C.; Fitzgerald, A. E.: Máquinas Elétricas, Bookman 6ª Edicão, 2006.
[8]- Sen, P. C.: Principles of Electric Machines and Power Electronics, 2nd edition, Wiley, 1996.


EEL-108: SENSORES E DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO SEM FIO


CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Michel Dantas e Ivan Casella
Horário: Sexta-Feira - 14:00 às 18:00hs
Local: S305-3




Ementa:

Análise de sensores (Térmicos, Mecânicos, Magnéticos, Radiantes). Tecnologia de fabricação de sensores. Condicionamento de sinais.
Interface. Transmissão sem fio. Características de dispositivos para transmissão sem fio.

                                                                              Bibliografia:

[1]- Meijer, G. C. M. Smart Sensor Systems, John Wiley & Sons, 2008.
[2]- Sze, S.M. Semiconductor Sensors, John Wiley & Sons, Inc, 1994.
[3]- Wilson, J. S Sensor Technology Handbook, Elsevier, 2005.
[4]- Elwenspoek, M. , Wiegerink, R. "Mechanical Microsensors" Springer, 2001.
[5]- Lee, T. H., Design of CMOS Radio-Frequency Integrated Circuits, 2nd edition, Cambridge University Press. 2004.
[6]- Razavi, B., RF Microelectronics, First Edition, Prentice Hall. 1998.
[7]- Balanis, C. A. Antenna Theory: Analysis and Design, 2 edn, John Wiley & Sons. 1997.



ATENÇÃO: NAS DISCIPLINAS RELACIONADAS ABAIXO SOMENTE 
SERÃO 
ACEITAS INSCRIÇÕES DE ALUNOS REGULARES

 

EEL-307: PROJETO DE DISSERTAÇÃO
(OBRIGATÓRIA aos Alunos Regulares)
 

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Responsável pela Disciplina: Coordenador do PPGEE
Horário: 
Verificar com o coordenador
Local: S310-3

Ementa:

Acompanhamento individual dos projetos de dissertação com objetivo de formular os elementos definidores da problemática abordada, do objeto de investigação, do estado da questão, das categorias centrais de análise e dos procedimentos de pesquisa de forma a orientar a preparação do Exame de Qualificação. A conclusão dessa disciplina é feita com a avaliação de um documento nos moldes do texto de qualificação por docentes do curso.

Bibliografia:

[1]- Barros, A. J.; Lehfeld, N. A.; Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas, Editora: Vozes, 2004.
[2]- Salomon, D. V.: Como Fazer uma Monografia, Editora: Martins Fontes, 2004.

[3]- Murray, R.: How to Write a Thesis, Open University Press; 2 edition, 2006.

[4]- Therrien, J., & Nóbrega-Therrien, S. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul.-dez. 2004.

[5]-Beer, D.; McMurrey, D.: A Guide to Writing as an Engineer, 2nd edition, Wiley, 2005.

[6]- Severino, A. J.: Metodologia do Trabalho Científico, 22a edição, Cortez Editora, 2003.

[7]- Medeiroa, J. B.: Redação Científica, 5a edição, Atlas, 2003.

 

EEL-310: ESTUDO DIRIGIDO

CRÉDITOS (12): 0-0-12
Professor: Orientador do Aluno
Horário: Definido pelo orientador do aluno
Local: Verificar com o orientador


Ementa:

Estudo individual, sob orientação do orientador do aluno, de tópicos específicos para auxiliar na realização do trabalho de pesquisa.

O conteúdo preciso do estudo deve ser definido a partir de uma proposta de trabalho que vise amadurecer o aluno, envolvendo técnicas, ferramentas e teorias que serão utilizados durante o desenvolvimento da pesquisa.

Para avaliação, o aluno deverá apresentar um trabalho escrito, em formato similar ao que será utilizado na dissertação, o qual será analisado pelo orientador que atribuirá um conceito.

Obs. No final do quadrimestre o orientador do aluno deverá encaminhar uma cópia em pdf do trabalho ao responsável pela disciplina informado o conceito atribuído.

 Bibliografia:

[ ]- Variável, de acordo com o tema do estudo.

EEL-308: ESTÁGIO DOCÊNCIA I (OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTA CAPES) 

CRÉDITOS (12): 0-0-2
Professor: Orientador do Aluno
Horário: Definido pelo orientador do aluno
Local: Verificar com o orientador


Ementa:

Nessa disciplina o aluno de Pós-graduação irá acompanhar de forma integral uma disciplina da graduação, ou seja, auxiliar no planejamento da disciplina da graduação e na elaboração das aulas teóricas e/ou práticas, assistir as aulas de graduação e participar ativamente das aulas práticas, ministrar 1 (uma) aula teórica supervisionada escolhida pelo docente responsável pela disciplina e auxiliar na elaboração de roteiros, listas de exercícios, e outras atividades relacionadas com a disciplina de graduação.

Bibliografia:

[ ]-Variável, de acordo com o disciplina da graduação.